Minhas postagens estão bem escassas. Estou meio desorganizado em relação ao contato com este nosso espaço. Paciência. Somos seres falíveis.
Semana passada encerramos a etapa dos exercícios baseados em fábulas. Cada Aprendiz foi convidado a elaborar um exercício cênico a partir de um texto teatral de sua preferência. O objetivo era "dirigir" um exercício que comunicasse a fábula central do texto escolhido. Nos encontros, cinco Aprendizes apresentavam suas propostas e o formávamos elencos. Os grupos tinham uma hora para preparar os exercícios. Os textos escolhidos foram:
A CANTORA CARECA (Ionesco)
A LIRA DOS 20 ANOS (Paulo Cesar Coutinho)
A MALDIÇÂO DO VALE NEGRO (Caio Fernando Abreu e Luiz Arthur Nunes)
AGRESTE (Newton Moreno)
ANTÌGONA (Sófocles)
CLEIDE, ELÓ E AS PERAS (Gero Camilo).
DELICADO e DOROTÉIA (Nelson Rodrigues)
DOMINGO NO PARQUE (?)
EL CID (Corneille)
ESPERANDO GODOT (Becket)
GOTA D’ÁGUA (Chico Buarque e Paulo Pontes)
MORTE E VIDA SEVERINA (João Cabral de Melo Neto)
NA SOLIDÂO DOS CAMPOS DE ALGODÂO (Bernard-Marie Koltés)
NAVALHA NA CARNE e HOMENS DE PAPEL (Plínio Marcos)
O ARQUITETO E O IMPERADOR DA ASSÍRIA (Arrabal)
O AUTO DA COMPADECIDA (Ariano Suassuna)
O AVARENTO (Moliére)
O FINGIDOR (Samir Yazbeck)
O HOMEM IMORTAL (Luis Alberto de Abreu)
O REI DA VELA (Oswald de Andrade)
O SANTO MILAGROSO (Lauro Cesar Muniz)
OS FUZIS DA SENHORA CARRAR e UM HOMEM È UM HOMEM (Brecht)
OS SALTIMBANCOS (Chico Buarque)
PÍRAMO E TISBE (adapt. Vladimir Capela)
VAMOS? (Mario Vianna)
Os 28 (vinte e oito) exercícios ocuparam vários espaços dentro e fora da ELT. A praça em frente, os banheiros, galpão, hall e até o palco foram alguns dos espaços ocupados. Esse, talvez, tenha sido o principal resultado do exercício: mais do que contar a fábula em poucas cenas, o diálogo com o espaço e a organização interna da cena. Selecionamos, para desdobramento e veticalização, 09 (nove) exercícios para serem retrabalhados, devendo agora ser observados alguns critérios. Os exercícios foram:
Semana passada encerramos a etapa dos exercícios baseados em fábulas. Cada Aprendiz foi convidado a elaborar um exercício cênico a partir de um texto teatral de sua preferência. O objetivo era "dirigir" um exercício que comunicasse a fábula central do texto escolhido. Nos encontros, cinco Aprendizes apresentavam suas propostas e o formávamos elencos. Os grupos tinham uma hora para preparar os exercícios. Os textos escolhidos foram:
A CANTORA CARECA (Ionesco)
A LIRA DOS 20 ANOS (Paulo Cesar Coutinho)
A MALDIÇÂO DO VALE NEGRO (Caio Fernando Abreu e Luiz Arthur Nunes)
AGRESTE (Newton Moreno)
ANTÌGONA (Sófocles)
CLEIDE, ELÓ E AS PERAS (Gero Camilo).
DELICADO e DOROTÉIA (Nelson Rodrigues)
DOMINGO NO PARQUE (?)
EL CID (Corneille)
ESPERANDO GODOT (Becket)
GOTA D’ÁGUA (Chico Buarque e Paulo Pontes)
MORTE E VIDA SEVERINA (João Cabral de Melo Neto)
NA SOLIDÂO DOS CAMPOS DE ALGODÂO (Bernard-Marie Koltés)
NAVALHA NA CARNE e HOMENS DE PAPEL (Plínio Marcos)
O ARQUITETO E O IMPERADOR DA ASSÍRIA (Arrabal)
O AUTO DA COMPADECIDA (Ariano Suassuna)
O AVARENTO (Moliére)
O FINGIDOR (Samir Yazbeck)
O HOMEM IMORTAL (Luis Alberto de Abreu)
O REI DA VELA (Oswald de Andrade)
O SANTO MILAGROSO (Lauro Cesar Muniz)
OS FUZIS DA SENHORA CARRAR e UM HOMEM È UM HOMEM (Brecht)
OS SALTIMBANCOS (Chico Buarque)
PÍRAMO E TISBE (adapt. Vladimir Capela)
VAMOS? (Mario Vianna)
Os 28 (vinte e oito) exercícios ocuparam vários espaços dentro e fora da ELT. A praça em frente, os banheiros, galpão, hall e até o palco foram alguns dos espaços ocupados. Esse, talvez, tenha sido o principal resultado do exercício: mais do que contar a fábula em poucas cenas, o diálogo com o espaço e a organização interna da cena. Selecionamos, para desdobramento e veticalização, 09 (nove) exercícios para serem retrabalhados, devendo agora ser observados alguns critérios. Os exercícios foram:
AGRESTE
DELICADO
DOMINGO NO PARQUE
NAVALHA NA CARNE
O HOMEM IMORTAL
O REI DA VELA
OS FUZIS DA SENHORA CARRAR
OS SALTIMBANCOS
PÍRAMO E TISBE
Os critérios a serem observados são:
OCUPAÇÃO DO ESPAÇO
QUALIDADE DO CORPO INDIVIDUAL E COLETIVO
MOVIMENTO – CÓDIGO E QUALIDADE
SOM – SONORIDADE (VOZ E INTRUMENTOS)
OBJETOS
OUTROS RECURSOS
SIMPLICIDADE
RISCO
O fato é que cada um dos exercícios revela muito sobre as escolhas estéticas e ideológicas do Aprendiz, sua maior ou menor facilidade em dialogar com seus pares, sua capacidade de mobilizar sua pequena comunidade com seus desejos. A elaboração no espaço nos fala sobre sua potência e sua atual fragilidade no agir sobre o mundo, se olharmos este exercício de criação de uma cena como o exercício de estruturação de um sentido possível para o existir. E talvez este seja o nosso macro-objetivo, para além da conquista necessária da técnica: a criação de um sentido no mundo. Ou de um mundo com sentido.
Por enquanto é isso.
a. Edgar
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