sábado, 23 de maio de 2009

Resumo da Semana

(acrescentem: se eu esqueci algo; ou retirem: se eu coloquei algo a mais)


Segunda - Interpretação (Alex Tenório)
Aquecimento com o bastão.
Em primeiro momento, trabalhamos as cenas do texto do Ionesco e do texto do Gonçalves Dias. Depois, retomamos o trabalho de cenas do Tenesse Williams.

Terça - Teoria (Alê Mate)
Sambamos (rs). Fizemos leitura do Segundo Ato do texto de Zeno Wilde, Salve o Prazer.

Quarta - Música (Cris Gouveia)
Especificamos as músicas que estão sendo trabalhadas até agora no texto do Zeno Wilde, Salve o Prazer. Aprendemos, como um verdadeiro samba, na oralidade, uma música do Noel Rosa, Filosofia.


Música do Noel na voz e nas mãos de Paulinho da Viola:


Quinta - Interpretação (Alex Tenório)
Nos aquecemos com o bastão, onde fomos interrompidos com uma intervenção da Formação 13, nos chamando para a festa de retribuição. Pois bem, estávamos tão concentrados no exercício que demoramos pra entender o que aquele povo fazia ali, cantando: "É com esse que eu vou sambar até cair no chão"
Trabalhadas mais algumas cenas do Ionesco e do Golçalves Dias. Logo isso, começamos a leitura de um texto de Arthur Miller, As Bruxas de Salém.

Sexta - Corpo (Verônica Nóbili)
Fomos recepcionados pela Mafê e Edu (com participação do Muca, como editor de vídeo), falando um pouco sobre a umbiga, como origem do samba. Na conversa, citamos o jongo, coco, umbigada, tambor de crioula, samba da vela, choro e as escolas de samba. Construimos uma poesia coletiva chamada Corpo Samba.

Voltamos ao estado fetal e nascemos. Tivemos Susuki, apoios, rolamento, dança e o grande trabalho de coreografia com toda a turma, 25 pessoas.



Pra gente beber cultura popular brasileira:

Morro do Querosene - Festa típica de rua da Cultura Brasileira. Tem três festas ao ano: Nascimento(resssureição) do Boi, Batizado do Boi e Morte do Boi. Se apresentam grupos de maracatu, cirandeiros, boizinho-mirim, caboclinhos, sempre rola uma rodinha de samba e no final, geralmente, tem o Tambor de Crioula (que tem a umbigada também, assim como o coco).
Quando? Nascimento(ressureição) do Boi: Abril (sábado de Aleluia) / Batizado do Boi: Junho / Morte do Boi: Novembro (primavera)
Onde? Morro do Querosone, perto do Instituto Butatã



foto de lilian ganzerla: Morro do Querosene na festa de Nascimento do Boi em 2009


foto de lilian ganzerla: Tambor de Crioula na festa de Nscimento do Boi em 2009


Baitaclã - Também uma Cia de Teatro, trabalha com Ritmos Brasileiros (coco, maracatu, tambor de crioula, jongo, samba enredo, ciranda, congo)
Quando? ???
Onde? Galpão do Clã, Rua Prof Onofre Penteado Jr, 51, Planalto Paulista

Benedito Calixto - Feira da praça: com artesanato, roupas, antiguidades, quadros, alimentação e outras coisas. Dentro deste projeto acontece o Chorinho na Praça.
Quando? Sabádo, das 14h30 as 18h30
Onde? Praça Benedito Calixto

Tradição de Ouro - Escola de Samba da Comunidade das Casas Populares de Sta Terezinha (Popular), foi campeã 2009 do desfile das Escolas de Samba de Santo André.
Quando? ???
Onde? Galpão da Tradição de Ouro na praça da Popular, Sta Terezinha, Sto André.

Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=7484290

Um comentário:

Unknown disse...

Gostaria de saber qual a data do batizado do Boi /2009?